13:55 - 14:45
Workshop 1 - “Pacientes virtuais no Ensino de Enfermagem - um tour com a plataforma Body Interact”

 

Body Interact™



Resumo:

No campo dos cuidados de saúde, o conhecimento e o raciocínio clínico são fundamentais no que diz respeito à qualidade e confiança na tomada de decisões. O desenvolvimento do conhecimento e o raciocínio clínico são influenciados não apenas pelos fatores intrínsecos dos estudantes, mas também por fatores extrínsecos como a satisfação com o conteúdo ensinado, recursos pedagógicos e métodos pedagógicos, e a natureza dos objetivos e desafios propostos.

Cada vez mais os educadores desempenham o papel de facilitadores da aprendizagem, em vez de simples “transmissores de conhecimento”, e encaram os estudantes como aprendizes ativos, capazes de atribuir significados individuais a seus objetivos pessoais, desafios e experiências para construir seu próprio conhecimento ao longo do tempo.

Um conjunto de inovações em tecnologias de simulação de saúde levaram à simulação virtual clínica baseada em pacientes virtuais. É um tipo de simulação que permite um exercício interligado de habilidades clínicas, habilidades de decisão e habilidades de comunicação usando pacientes virtuais em múltiplos ambientes clínicos.

Nesta oficina, apresentaremos os resultados de um estudo controlado randomizado sobre o efeito da simulação virtual clínica no que diz respeito à retenção de conhecimento, raciocínio clínico, auto-eficácia e satisfação com a experiência de aprendizagem entre estudantes de enfermagem e vamos fazer um hands-on experiência de aprendizagem diagnosticando e tratando pacientes virtuais.

 

 

15:10 - 16:40
Workshop 2 - Prática Baseada na Evidência


Sessão de 80 minutos

Tópicos:
Introdução à PBE (o modelo do Instituto Joanna Briggs)
Importância da avaliação crítica da literatura
Apreciação crítica do estudo pelos participantes
Componentes de um projeto de PBE (o Modelo Baseado na Evidência de Johns Hopkins)
Implementação de um projeto de PBE (exemplo de programa de resposta rápida na Nigéria)

Objetivos:
O formando será capaz de
1. Compreender a importância e os componentes de dois tipos de modelos de PBE
2. Compreender a importância da avaliação crítica da literatura
3. Avaliar criticamente estudos de investigação primária
4. Identificar os diferentes componentes de um projeto de PBE
5. Descrever como implementar um projeto baseado na evidência

 

15:10 - 16:40
Workshop 5 - Writing for Publication: Publication Ethics

 

Facilitators:
Roger Watson
Professor of Nursing, School of Health Sciences, University of Hull
Editor in Chief: Journal of Advanced Nursing/ Nursing Open
and
Parveen Ali
Health Sciences School, Division of Nursing and Midwifery, The University of Sheffield
Editor in chief Nursing Open


Themes:
1. Publication Ethics
2. Issue in opan access publication
3. Avoiding the predatory journals

Objectives:
By the end of this workshop delegates will be able to:
• State the 6 main areas of ethical concern in academic publishing
• Know how to develop best practice for authorship of studies
• Avoid ‘salami slicing’ of studies
• Know what the routes to open access publishing are
• Develop a stratgey to recognise and avoid prodatory publishers

imprimir programa imprimir programa
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.