Novas datas de submissão de abstrats - até 31 de janeiro de 2020
1. DATAS
Data de início para submissão de resumos - 18 de março de 2019
Prazo final para submissão de resumos - 31 de dezembro de 2019, agora até 31 de janeiro de 2020 às 23:59 TMG.
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres para apresentação em sessões paralelas:
1 - Comunicação Oral;
2 - E-Poster;
3 - Simpósio em sessão paralela – Conjunto de comunicações sobre um mesmo tema em diferentes perspectivas. Terá a duração 30 a 40 minutos de acordo com o número de comunicações a apresentar, no mínimo três e um máximo de quatro. Os oradores que apresentem um simpósio devem submeter um único resumo de acordo com os critérios formais indicados no ponto 4.
NB: Cada tipo de proposta terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).
2. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
Ao submeter o abstract deve identificar um dos seguintes eixos temáticos em que o estudo melhor se enquadra:
1. Prática Clínica;
2. Liderança, Gestão Organizacional e Questões da força de trabalho de enfermagem;
3. Enfermagem e Educação em Saúde;
4. Questões Históricas e Culturais de Enfermagem e dos Cuidados de Saúde.
3. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela Comissão Científica deste evento.
Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser atuais e relevantes;
b) Privilegiam-se estudos de investigação empírica e revisões sistemáticas;
c) Os autores devem apresentar resultados de estudos completos. A apresentação de resultados de investigações em curso também poderá ser aceite;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.
Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 6 comunicações livres (aplica-se às comunicações orais e E-poster, não aplicável a simpósio de sessão paralela);
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os autores podem submeter as comunicações livres em inglês ou português;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas página web da Conferência (propostas enviadas por fax ou e-mail não serão aceites);
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos, não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
Introdução - max. 80 palavras;
Objetivos - max. 50 palavras;
Metodologia - max. 80 palavras;
Resultados - max. 100 palavras;
Conclusões - max. 50 palavras;
Palavras-chave - min. 1 palavra-chave e max. 6 palavras-chave;
Referências bibliográficas - min. 1 referência e max. 4 referências (norma APA, 6ª edição);
Entidades de financiamento - max. 15 palavras.
j) Simpósio em sessão paralela
Terá a duração de 30 minutos (gravada). Haverá um único proponente que indicará o Tema e os restantes oradores (entre um mínimo de três e um máximo de quatro) que deverão apresentar a sua comunicação sobre o mesmo tema em perspectivas diferentes.
Terão prioridade os simpósios propostos que incluam comunicações de projectos internacionais preferencialmente que incluam participantes de diferentes países.
4. FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts serão avaliados por dois revisores que são membros da comissão científica do evento. A resposta de aceitação ou rejeição será enviada no prazo de 30 dias após a submissão.
5. PREPARAÇÃO/SUBMISSÃO DE FICHEIROS & APRESENTAÇÃO
Considerando a atual pandemia do COVID-19, entendemos que os participantes não poderão comparecer presencialmente no evento conforme inicialmente previsto. Neste sentido, a conferência será realizada virtualmente via tecnologia Zoom, com o suporte de uma app com salas de bate-papo e mural social.
Os autores das comunicações orais/pósteres aceites poderão optar por apresentar os seus trabalhos ao vivo, durante a transmissão do evento, ou enviar um pequeno vídeo que será disponibilizado no website e app do evento.
PARA COMUNICAÇÕES ORAIS/PÓSTERES E SIMPÓSIOS GRAVADOS:
- Os autores de comunicações orais/pósteres aceites deverão gravar e enviar as suas apresentações até dia 20 de maio de 2020;
- As apresentações não devem ter duração superior a 10 minutos para comunicações orais e 3 minutos para pósteres;
- Os autores devem submeter a sua apresentação num dos seguintes formatos vídeo: .MOV; .MPEG4; .MP4; .AVI, or .WMV. Outras indicações técnicas são apresentadas no documento “Guidelines para Apresentações”;
- A criatividade dos autores é encorajada, podendo utilizar quaisquer ferramentas digitais necessárias para captar a atenção dos conferencistas (e.g., PowerPoint com narração, animação, apresentação lado-a-lado com o trabalho);
- Sugere-se a inclusão do nome e e-mail do apresentador no vídeo;
- Os ficheiros de vídeo deverão ser renomeados com o título do trabalho;
- Os ficheiros deverão ser enviados através do WeTransfer (https://wetransfer.com). Para o efeito, deverá criar um link direto (breve tutorial) e enviá-lo por e-mail para presentations.sigma@esenfc.pt. Por favor, não utilize a opção de envio direto existente no website do WeTransfer;
- Após o envio de trabalho por e-mail, os autores receberão confirmação da sua receção e concordância com as especificações técnicas listadas;
- A Comissão Organizadora solicita a sua autorização para disponibilização da apresentação gravada no website e app do evento. Isto permitirá que outros conferencistas de regiões geográficas com fuso horário distinto possam igualmente apreciar os trabalhos selecionados. Para o efeito, solicita-se o preenchimento do termo de consentimento informado, que deverá ser enviado para presentations.sigma@esenfc.pt aquando do envio de link para download do ficheiro de vídeo.
PARA COMUNICAÇÕES ORAIS/PÓSTERES AO VIVO:
- Assegure-se de que tem o programa/app Zoom instalado antes do evento, com a webcam e microfone operacionais. Caso tenha alguma dificuldade técnica, por favor, envie um e-mail à Comissão Organizadora (presentations.sigma@esenfc.pt);
- Os autores de comunicações orais/pósteres aceites deverão estar online durante a sessão de comunicações livres, a qual será moderada. O link para a Sala Zoom para cada sessão de comunicações livres será disponibilizado no website do evento;
- Os autores poderão utilizar programas como PowerPoint ou Adobe Acrobat (para PDF) para apresentar os seus trabalhos. Por favor, não envie estes ficheiros antes do evento. Será solicitado a cada apresentador que compartilhe a sua tela através da plataforma Zoom;
- As apresentações não devem ter duração superior a 10 minutos para comunicações orais e 3 minutos para pósteres;
- Cada apresentação será moderada e a presença dos autores será controlada. Serão apresentados outros trabalhos durante a sessão, motivo pelo qual serão cumpridos os tempos de apresentação. Neste sentido, os autores deverão respeitar os tempos de apresentação, de modo a que os tempos destinados à discussão dos trabalhos não sejam prejudicados;
- A Comissão Organizadora solicita a sua autorização para gravação da apresentação durante a sessão ao vivo, que será posteriormente disponibilizada no website e app do evento. Isto permitirá que outros conferencistas de regiões geográficas com fuso horário distinto possam igualmente apreciar os trabalhos selecionados. Para o efeito, solicita-se o preenchimento do termo de consentimento informado, que deverá ser enviado para presentations.sigma@esenfc.pt.
Os apresentadores de trabalhos aceites devem registar-se na 5.ª Conferência Bienal Europeia e realizar o pagamento da sua inscrição até à meia-noite de dia 30 de abril de 2020 (GMT). Caso o pagamento não tenha sido regularizado até à data indicada, os abstracts serão removidos do programa e do livro de atas digital.
Questões ou informações adicionais relativas à apresentação de comunicações orais/pósteres deverão ser remetidas para o e-mail presentation.sigma@esenfc.pt.
6. CERTIFICADO
O certificado de apresentação será emitido de acordo com os dados fornecidos no formulário de submissão. Incluirá: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e o nome do evento.
No caso de Simpósio em sessão paralela, cada apresentador terá um certificado com indicação do tipo de comunicação, do título do simpósio e da indicação dos restantes elementos participantes.
Os certificados serão entregues pelo moderador da mesa ao apresentador, no final da sessão, em número igual ao número de autores.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentados conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro digital de resumos.
A organização não procederá a correções dos certificados.
7. PUBLICAÇÃO
Os abstracts das comunicações livres aceites e efectivamente apresentadas na 5ª Conferência Bienal Europeia, serão publicados num livro digital de resumos (um abstract em cada página), cuja responsabilidade pelo conteúdo científico é exclusivamente dos autores. O documento irá ser disponibilizado no website do evento e serão publicados no Repository Virginia Henderson.
Para o efeito, os autores deverão submeter os seus abstracts e apresentação (em PDF) no Repositório até dia 30 de abril de 2020, através do link: https://stti.wufoo.com/forms/z75mn371m9h92r/
8. PRÉMIOS
Será atribuído um prémio à melhor apresentação oral e um prémio ao melhor poster.
O prémio será entregue ao apresentador da melhor apresentação oral e do melhor poster na sessão de encerramento da 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma.
Para dúvidas ou informações adicionais sobre submissão de resumos, por favor contacte-nos por email sigma@esenfc.pt