Instruções para submissão de abstracts

[ Ir para os abstracts ]


1. DATAS
Data de início para submissão de resumos - 18 de Março de 2019
Prazo final para submissão de resumos - 31 de Dezembro de 2019 às 23:59 TMG.


Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres para apresentação em sessões paralelas:
1 - Comunicação Oral;
2 - E-Poster;
3 - Simpósio em sessão paralela – Conjunto de comunicações sobre um mesmo tema em diferentes perspectivas. Terá a duração 30 a 40 minutos de acordo com o número de comunicações a apresentar, no mínimo três e um máximo de quatro. Os oradores que apresentem um simpósio devem submeter um único resumo de acordo com os critérios formais indicados no ponto 4.



NB: Cada tipo de proposta terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).


3. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
Ao submeter o abstract deve identificar um dos seguintes eixos temáticos em que o estudo melhor se enquadra:
1. Prática Clínica;
2. Liderança, Gestão Organizacional e Questões da força de trabalho de enfermagem;
3. Enfermagem e Educação em Saúde;
4. Questões Históricas e Culturais de Enfermagem e dos Cuidados de Saúde.

4. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela Comissão Científica deste evento.
Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser atuais e relevantes;
b) Privilegiam-se estudos de investigação empírica e revisões sistemáticas;
c) Os autores devem apresentar resultados de estudos completos. A apresentação de resultados de investigações em curso também poderá ser aceite;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.



Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 6 comunicações livres (aplica-se às comunicações orais e E-poster, não aplicável a simpósio de sessão paralela);
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os autores podem submeter as comunicações livres em inglês ou português;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas página web da Conferência (propostas enviadas por fax ou e-mail não serão aceites);
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos, não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
Introdução - max. 80 palavras;
Objetivos - max. 50 palavras;
Metodologia - max. 80 palavras;
Resultados - max. 100 palavras;
Conclusões - max. 50 palavras;
Palavras-chave - min. 1 palavra-chave e max. 6 palavras-chave;
Referências bibliográficas - min. 1 referência e max. 4 referências (norma APA, 6ª edição);
Entidades de financiamento - max. 15 palavras.


j) Simpósio em sessão paralela
Terá a duração de 30 a 40 minutos (3 autores: 30 minutos; 4 autores: 40 minutos). Haverá um único proponente que indicará o Tema e os restantes oradores (entre um mínimo de três e um máximo de quatro) que deverão apresentar a sua comunicação sobre o mesmo tema em perspectivas diferentes.
Terão prioridade os simpósios propostos que incluam comunicações de projectos internacionais preferencialmente que incluam participantes de diferentes países.


5. FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts serão avaliados por dois revisores que são membros da comissão científica do evento. A resposta de aceitação ou rejeição será enviada no prazo de 30 dias após a submissão.

6. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DO FICHEIRO RELATIVO À APRESENTAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (acedendo à sua área pessoal, clicando em “Ficheiros Finais”) até às 23:59 TMG do dia 16 de Abril de 2020.
Comunicações orais:
- Os autores/apresentador de comunicação oral aceite deve submeter a versão final da apresentação, preferindo-se em formato PowerPoint ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível no horário e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos.
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar na apresentação.
E-Posters:
- Os autores/apresentador de poster aceite deverão submeter a versão final da apresentação digital em formato PNG (Portable Network Graphics) ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres impressos.
- O Poster enviado deve incluir apenas uma página, na orientação paisagem (“landscape orientation”). O tamanho de letra mínimo recomendado é Calibri ou Arial 20. Indique o título e os autores na parte superior do póster. Indique o apresentador se não for o primeiro autor. Texto e ilustrações devem ser fáceis de ler a uma distância de 2 metros. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar no poster.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação, o apresentador do poster pode distribuir folhetos (preferencialmente em formato A4) do seu poster aos participantes da Conferência.


Simpósios em sessão paralela:
- A apresentação de cada uma das comunicações a apresentar nos simpósios em sessão paralela não deve ultrapassar os 10 minutos por apresentador, por forma a não ultrapassar os 30 minutos  previstos para o simpósio, no caso de serem 3 apresentadores, ou  de 40 minutos, no caso de serem 4 apresentadores.
- Os autores/Apresentadores de simpósios em sessão paralela aceites, deverão submeter a versão definitiva das 3 ou 4 apresentações num documento único, preferindo-se formato PowerPoint ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível no horário e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos.
- Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar na apresentação.

7. APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de comunicações livres será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Outros abstracts serão apresentados na mesma sessão, solicitamos que não exceda o limite de tempo estipulado, de modo a que os outros participantes tenham tempo suficiente para realizar as suas comunicações e permitir uma discussão profícua. Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.
NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se na 5ª Conferência Bienal Europeia e pagar a inscrição até 31 de Março de 2020 às 23:59 TMG. Se o pagamento não for recebido até aquela data, esses resumos serão eliminados do programa e do livro digital/E-book de resumos.

NB: Poderá ser aceite alteração do apresentador por um dos outros autores, até 16 de Abril de 2020 às 23:59 TMG. Para tal, os autores devem enviar um email para sigma@esenfc.pt, solicitando a substituição e a comissão científica avaliará e responderá. Em caso de aceitação, não são asseguradas quaisquer alterações no programa. O novo apresentador indicado deve inscrever-se na 5ª Conferência Bienal Europeia e efectuar o respetivo pagamento até 30 de Abril de 2020 às 23:59 TMG.

8. CERTIFICADO


O certificado de apresentação será emitido de acordo com os dados fornecidos no formulário de submissão. Incluirá: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e o nome do evento.



No caso de Simpósio em sessão paralela, cada apresentador terá um certificado com indicação do tipo de comunicação, do título do simpósio e da indicação dos restantes elementos participantes.



Os certificados serão entregues pelo moderador da mesa ao apresentador, no final da sessão, em número igual ao número de autores.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentados conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro digital de resumos.
A organização não procederá a correções dos certificados.



9. PUBLICAÇÃO
Os abstracts das comunicações livres aceites e efectivamente apresentadas na 5ª Conferência Bienal Europeia, serão publicados num livro digital de resumos (um abstract em cada página), cuja responsabilidade pelo conteúdo científico é exclusivamente dos autores. O documento irá ser disponibilizado no website do evento e serão publicados no Repository Virginia Henderson.


 


10. PRÉMIOS
Será atribuído um prémio à melhor apresentação oral e um prémio ao melhor poster.
O prémio será entregue ao apresentador da melhor apresentação oral e do melhor poster na sessão de encerramento da 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma.


Para dúvidas ou informações adicionais sobre submissão de resumos, por favor contacte-nos por email sigma@esenfc.pt


 

[ Ir para os abstracts ]
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.